Demattos

Medida Provisória altera legislação sobre Renda e Contribuição Social de empresas

Medida abrange pessoas jurídicas que realizam transações com partes relacionadas no exterior

Foi publicada, no Diário Oficial a Medida Provisória 1.152 de 28 de dezembro, que altera a legislação do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para introduzir um novo marco legal para a matéria de preços de transferência no Brasil. Nesse sentido, são abrangidas as pessoas jurídicas que realizam transações com partes relacionadas no exterior.

A medida decorre da constatação de lacunas e fragilidades existentes no atual sistema e de problemas decorrentes do seu desalinhamento e das interações com o padrão estabelecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que prejudicam o ambiente de negócios, a inserção do País nas cadeias globais de valor, a segurança jurídica e a arrecadação de receitas tributárias.

A implementação desse novo arcabouço facilitará e permitirá uma maior integração da economia brasileira ao mercado internacional, eliminando barreiras que dificultam e prejudicam o comércio, a competitividade entre as empresas, o desenvolvimento de novas tecnologias no País, a atração de investimentos e, consequentemente, a geração de emprego e o desenvolvimento nacional. O novo regramento elimina, ainda, lacunas hoje existentes no sistema que permitem que a base tributária brasileira seja erodida e oferecem espaços para a utilização de abordagens deletérias para a arrecadação das receitas necessárias para suportar os gastos sociais.

A urgência da medida decorre da recente alteração na política tributária dos EUA, que deixou de permitir o crédito tributário referente aos impostos pagos no Brasil devido aos desvios existentes no sistema de preços de transferência brasileiro em relação ao princípio arm’s length. Assim, a menos que uma ação legislativa imediata seja tomada, o País poderá experimentar uma redução significativa do investimento atual e perderá a competitividade para atração de novos capitais, com impacto nos níveis de emprego, na economia, na transferência de conhecimento e tecnologia e, em última análise, também levar a perdas de receita tributária.

A urgência também se justifica em função das perdas de arrecadação tributária que o Brasil experimenta ano após ano devido às diversas deficiências existentes na legislação brasileira, que permitem a erosão da base tributável e transferência de lucros (BEPS).

A medida não irá gerar impacto financeiro orçamentário, entrando em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023 para os contribuintes que optarem pela aplicação das novas regras de preços de transferência e, para os demais, a partir de 1º de janeiro de 2024.

Fonte: Receita Federal

Leia mais

Maximize seus Lucros

Maximize seus Lucros

Segundo a Forbes, até o ano de 2026, o nicho global de e-learning, que inclui infoprodutores educacionais, deve alcançar um faturamento de US $370 bilhões. Trata-se de um mercado bastante promissor, que possibilita ganhardinheiro vendendo conhecimento no meio digital,...

Profissionais da Saúde

Profissionais da Saúde

Você como profissional de saúde sabe o quão importante são as especializações. Imagine chegar ao médico com problemas no coração e ser atendido por um médico dermatologista? o apropriado seria ser atendido por um cardiologista, que dedica tempo para estudar e tratar...

Desenvolvimento Web

Desenvolvimento Web

O Desenvolvedor Web é uma profissão muito promissora e está ganhando muito espaço com o constante crescimento do universo tecnológico, porém é uma atividade que não está tão relacionada à legalidade. De acordo com dados da pesquisa Perfil do Desenvolvedor Web no...

Entre em Contato

Junte-se à nossa lista de e-mail para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

Enviado com sucesso