O Desenvolvedor Web é uma profissão muito promissora e está ganhando muito espaço com o constante crescimento do universo tecnológico, porém é uma atividade que não está tão relacionada à legalidade. De acordo com dados da pesquisa Perfil do Desenvolvedor Web no Brasil, realizada pela empresa Rock Content em parceria com a Revelo em 2020, afirma que apenas 2,2% trabalham como PJ, ou seja, muitos desenvolvedores ainda não trabalham de forma legalizada. Por isso, nós da Demattos separamos todas as informações necessárias para você, desenvolvedor WEB se formalizar.
Como legalizar a profissão de desenvolvedor?
Hoje, a forma mais rápida de legalizar uma profissão é realizando a abertura do MEI, mas nem todas as profissões se enquadram nesse formato, e a de desenvolver é uma delas. Ou seja, desenvolvedor, você não pode ser MEI.
Não posso ser MEI, e agora?
Calma, desenvolvedor, há como você optar por outras formas de formalização e nós vamos te mostrar. A melhor opção será optar por abrir uma empresa pelo regime do Simples Nacional. Você optando por esse formato garante a emissão de nota fiscal e algumas vantagens como:
- Unificação de todos impostos
- Redução na carga tributária
Você pode escolher entre as opções de microempresa ou Empresa de pequeno Porte. Nesses formatos, você pode optar por uma das três naturezas jurídicas: LTDA, SLU, EI.
- LTDA (Sociedade de Responsabilidade Limitada): permite sociedade de dois ou mais sócios e é preciso fazer um contrato social.
- SLU (Sociedade Limitada Unipessoal): permite que a empresa seja constituída por apenas um sócio e não exige um capital social mínimo.
- EI (Empresário Individual): Não permite sociedade e nem exige contrato social. Dada as opções acima, cabe a você fazer uma escolha. Ter sócios ou não? Ter apenas um sócio? Empreender de forma individual? A resposta para essas perguntas está no formato de empresa que você pretende construir.
Dada as opções acima, cabe a você fazer uma escolha. Ter sócios ou não? Ter apenas um sócio? Empreender de forma individual? A resposta para essas perguntas está no formato de empresa que você pretende construir.
Empresa aberta, como cuidar das finanças?
Após regularizar a sua empresa é o momento de trabalhar bastante e aumentar a receita. Porém, sabemos que o seu trabalho, desenvolvedor, requer muito tempo e dedicação e por isso não pode restar muito tempo e técnica para gerir com eficiência a parte financeira da sua empresa. Dessa forma, é essencial ter uma contabilidade eficiente desde o princípio do seu negócio, assim você evitará erros futuros.
E lembre-se que ter um profissional cuidando das suas finanças permitirá:
- Trabalhar com tranquilidade;
- Organização das contas a pagar e receber;
- Diminuição da carga tributária;
- Realização dos cálculos dos impostos;
- E um fator que atrapalha o desempenho de muitos empresários, BUROCRACIA.
Resta alguma dúvida de como abrir a sua empresa, desenvolvedor? Fale com a nossa equipe, será um prazer tirar suas dúvidas e ofertar uma abertura de empresa correta, segura e tranquila para que você possa focar e expandir o seu negócio.